SWIFT

Numa época retratada pela importância e relevância do dinheiro, houve a necessidade de encontrar formas mais seguras, rápidas e eficazes de realizar transações. Neste sentido, foram desenvolvidas várias tecnologias e processos, sendo o SWIFT (Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication) um sistema utilizado em mais de 11.000 instituições financeiras e companhias em todo o mundo, percorrendo 200 países.

Em que consiste este sistema perguntam vocês? Bem, o SWIFT tal como o nome indica é um sistema de pagamentos global que tem como funcionalidade realizar transferências interbancárias com máxima segurança e eficácia. Neste sistema de pagamento, é atribuído um código único a cada organização e apenas a partir dele é que se pode efetuar a transação.

Tal como referido anteriormente, vivemos numa era em que o dinheiro é um bem essencial para a sobrevivência de um indíviduo, comunidade, ou país. Na madrugada de dia 24 de Fevereiro de 2022 teve início o ataque da Rússia à Ucrânia, o que levantou, para além de socio-políticas, questões socio-económicas e o quão um país poderia ser afetado caso lhe fosse retirada a possibilidade de comercializar com o resto do mundo.

Deste modo, sendo o SWIFT um sistema considerado global, com o afastamento da Rússia deste sistema, é lhes retirada a possibilidade de aceitar fundos ou realizar pagamentos para fora do país. Consequentemente, é possivel que a Russia entre em autarquia, sistema no qual tem de se sustentar sozinha a partir do que é produzido no próprio país.

Finalmente, é de notar que este sistema, para além de ter um impacto global, demonstra a supremacia do dinheiro numa sociedade corroida pela sistematização.

#StopTheWar

João Lourenço, colaborador do Departamento Comercial

 

João Lourenço

 
Anterior
Anterior

METAVERSE: PRÓXIMO PASSO PARA O FUTURO OU PARA O DESASTRE?

Próximo
Próximo

O PAPEL DO ASSOCIATIVISMO NA CRIAÇÃO DE JOVENS PROFISSIONAIS