4 DICAS PARA MELHORAR AS REDES SOCIAIS DO SEU NEGÓCIO

As redes sociais têm vindo a assumir um papel fundamental na comunicação das organizações. Desde lojas de comércio local a multinacionais, todas necessitam das redes para comunicar com o mercado e respetivos consumidores, a fim de alcançar uma maior exposição da sua marca.

Apesar da esmagadora maioria dos negócios já possuir redes sociais, efetivamente nem todos têm a capacidade de retirar o maior proveito nem de realizar uma boa gestão das mesmas. Principalmente as PME’s que apresentam mais limitações ao nível de recursos e que possuem colaboradores, por norma, sem formação nesta área. No entanto, uma vez que “ninguém nasce ensinado”, de seguida apresentaremos algumas dicas que poderão servir de guia na tarefa de gestão de redes sociais do seu negócio.

  • Defina e conheça o seu público

Primeiramente, para poder delinear a comunicação que pretende realizar, é imperativo que defina o seu público-alvo, isto é, o segmento do mercado que a sua marca deseja alcançar. Este é representado por um grupo de consumidores que partilham de determinado perfil demográfico e comportamental. A partir desta definição, é possível criar e planear a comunicação pretendida, bem como os conteúdos mais adequados, facilitando desta forma a sua gestão de redes sociais e alcançando mais rapidamente o seu sucesso. A comunicação deve ser também adequada às diferentes redes sociais e deve existir uma publicação de conteúdos consistente, mas nunca exagerada, algo que pode ser considerado invasivo.

  • Utilize imagens de qualidade e adequadas

O primeiro passo para o desastre é a utilização de imagens de baixa qualidade, sendo este um dos piores erros possíveis e que infelizmente ainda é bastante comum nos pequenos negócios. Sempre que tenha interesse em imagens genéricas poderá utilizar bancos de imagens e vídeos, por norma muito úteis nas suas publicações. Como exemplos sugerimos o Freepik, Unsplash e Rawpixel, contudo existem outros tantos à sua disposição.
Caso pretenda utilizar imagens dos seus produtos, tenha em atenção que deve preparar um background adequado, simples e esteticamente apelativo, de forma a melhorar a qualidade geral da foto, assim como utilizar a melhor câmara que tiver disponível. Uma outra opção passaria por contratar um profissional para realizar esta tarefa, no entanto é algo que pode envolver custos avultados, e por isso a nossa sugestão é solicitar a um colaborador ou até familiar que o faça, sendo esta uma solução mais prática, da qual a sua carteira agradece.

Por fim, evite usar imagens que possuem marca de água. Esta é uma indicação de direitos autorais da respetiva imagem, e por norma é necessário pagar pela remoção dessa marca e respetiva utilização.

  • Analise as estatísticas das suas redes sociais

É de extrema importância realizar a análise das estatísticas e métricas de cada uma das redes sociais em que o negócio está inserido, sendo que por norma estas possuem o próprio relatório de análise incorporado.  As métricas apresentadas permitem perceber se a comunicação delineada e realizada está a ser bem-sucedida e se tem o alcance pretendido. Além disso, é ao mesmo tempo fundamental o acompanhamento de indicadores chave de desempenho (KPIs) mais adequados ao seu negócio, com o intuito de identificar possíveis pontos de melhoria. Se porventura os resultados ficarem aquém das expectativas, é necessário repensar e reestruturar uma nova comunicação.

  • Utilize hashtags nas publicações

O que são hashtags? Os hashtags são palavras que começam com o símbolo #, sendo por norma termos associados a assuntos ou temas que são agrupados e indexados nas redes sociais. Os hashtags representam uma estratégia relevante na utilização das redes sociais, como o Instagram e Twitter, para fazer com que o conteúdo publicado chegue a um maior número de pessoas, sempre com o intuito de alcançar público-alvo definido.

Existem várias plataformas que o podem ajudam na escolha das suas hashtags tais como o Tagfinder, Keywordtool entre outros. (inserir hiperligações)

Para utilização dos mesmos é essencial:

  • Adequar os hashtags ao seu conteúdo;

  • Pesquisar e analisar quais as melhores hashtags para cada rede social;

  • Usar hashtags de localização;

  • Utilizar hashtags relevantes;

  • Criar uma hashtag única para a sua marca.

Esperemos que com as dicas referidas, seja capaz de perceber a importância atual do mundo digital nos negócios e que aumente o seu conhecimento acerca da temática de gestão de redes sociais. Existem imensas outras informações importantes para a gestão de redes sociais, sendo que uma boa destas e a criação de conteúdos exige dedicação, conhecimento, tempo e uma constante procura das melhores tendências e ferramentas digitais, algo que muitos negócios não conseguem alcançar. Para tal, dispõe do nosso serviço de gestão de redes sociais, realizado por pessoas dedicadas e apaixonadas pelo mundo digital. Poderá obter mais e melhores informações aqui sobre o nosso serviço de gestão de redes sociais, bem como respetiva orçamentação.

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